NOTÍCIA | 01-06-2021

Já se conhece melhor a distribuição dos Peixes de Água Doce e Migradores Diádromos de Portugal Continental

Livro Vermelho dos Peixes de Água Doce e Migradores

Foi concluído um plano de amostragem para clarificar a distribuição dos Peixes de Água Doce e Migradores Diádromos em vários rios de norte a sul de Portugal continental. Esta informação é fundamental para avaliar o risco de extinção e estado de conservação das espécies nativas e para determinar a progressão das espécies não nativas nos nossos rios.

Distribuição dos Peixes de Água Doce e Migradores Diádromos de Portugal Continental

Foram analisados 200 locais distribuídos por vários cursos de água de Portugal continental. As espécies piscícolas foram amostradas com recurso a vários métodos como a pesca elétrica, redes e inquéritos. Foi igualmente recolhida informação sobre os locais amostrados, incluindo as características físico-químicos da água, a qualidade da mata ribeirinha e a diversidade de habitats aquáticos, entre outros aspetos. No total foram amostrados cerca de 20 000 peixes pertencentes a 48 espécies, 12 das quais não nativas.

A informação recolhida será incluída na base de dados a utilizar no âmbito do projeto “Livro Vermelho e Sistema Nacional de Informação dos Peixes Dulçaquícolas e Diádromos de Portugal Continental”. Esta etapa do trabalho foi realizada por um consórcio que inclui a Universidade de Évora, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Instituto Politécnico de Bragança, tendo contado ainda, com o apoio do MARE – Centro de Ciências do Mar do Ambiente.

O projeto “Livro Vermelho e Sistema Nacional de Informação dos Peixes Dulçaquícolas e Diádromos de Portugal Continental”, promovido pela FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, em parceria com o ICNF, I.P. – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, é financiado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, e ainda pelo Fundo Ambiental.

Partilhar esta notícia