NOTÍCIA | 11-06-2021

Os dados históricos dos Peixes Dulciaquícolas e Migradores Diádromos de Portugal continental, foram carregados no SNIPAD   

Foram carregados os dados históricos dos peixes dulciaquícolas e migradores diádromos de Portugal

Está concluído o carregamento de dados históricos no SNIPAD, o Sistema Nacional de Informação dos Peixes Dulciaquícolas e Diádromos de Portugal Continental. O SNIPAD é uma plataforma webSIG que se encontra em desenvolvimento, e que disponibilizará informação sobre a distribuição e abundância das espécies nativas e não nativas descritas para Portugal continental, a técnicos, investigadores, e ao público em geral.

Para além de informação atual, o SNIPAD integra também a informação histórica disponível sobre as espécies piscícolas. Encontram-se já validados e carregados nesta plataforma os dados históricos anteriormente integrados na Carta Piscícola Nacional, na base de dados Phish e em diversos registos bibliográficos históricos, como as antigas descrições corográficas de Portugal. O processo de validação dos dados históricos envolveu a atualização das designações científicas e nomes vulgares das espécies, e a revisão das suas áreas de distribuição.

No total foram carregados no SNIPAD mais de 25000 registos históricos de espécies nativas e não nativas, referentes ao período entre 1066 e 2005. A disponibilização de dados históricos sobre as espécies nativas e não nativas em Portugal continental é importante para compreender a evolução das populações piscícolas e das pressões humanas que afetam as nossas águas doces há várias décadas.

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto Livro Vermelho e Sistema Nacional de Informação dos Peixes Dulçaquícolas e Diádromos de Portugal Continental”, promovido pela FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, em parceria com o ICNF, I.P. – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, e financiado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, com o apoio do Fundo Ambiental.

Partilhar esta notícia