NOTÍCIA | 30-11-2021
Estão já em curso as novas avaliações do Risco de Extinção dos Peixes de Água Doce e Migradores de Portugal
O projeto de revisão do Livro Vermelho dos Peixes Dulciaquícolas e Migradores de Portugal Continental, tem como finalidade avaliar o risco de extinção destas espécies, atendendo aos critérios definidos pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
Desde os anos 60 do século passado, a UICN tem promovido a elaboração de Listas Vermelhas que evidenciam quais as espécies que estão mais ameaçadas de extinção em determinadas áreas geográficas, com base num sistema de avaliação com critérios e diretrizes bem estabelecidas, e de fácil utilização.
As categorias e critérios definidos pela UICN para a avaliação do risco de extinção, têm-se mantido desde 2001, mas as linhas orientadoras, ferramentas e dados para a sua aplicação têm sofrido diversas atualizações.
A última versão do Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal, que incluiu a avaliação dos peixes dulciaquícolas e migradores diádromos, foi publicada em 2005. Desde então, o conhecimento sobre este grupo biológico aumentou consideravelmente e novas espécies foram mesmo reconhecidas pela comunidade científica. No projeto atualmente em curso serão avaliadas pela primeira vez a nível nacional nove espécies piscícolas, seis das quais recentemente descritas, e revistas as avaliações de outras trinta e três entidades, sendo que a lista final pode ainda vir a ser atualizada de acordo com novos estudos. Nestas avaliações estarão envolvidos um conjunto de especialistas nacionais que através de uma cuidada análise e revisão da informação existente para cada entidade, assegurarão o rigor científico das mesmas.
As Listas Vermelhas são uma forma objetiva de diagnóstico e alerta para o risco de extinção das espécies, que pode ser útil para apoiar a tomada de decisões ao nível da conservação e gestão das populações e dos seus habitats.