Entidade beneficiária

A FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, é uma Associação Privada sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica. Foi criada em 2017 como iniciativa comum da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) – Instituição de Ensino Superior – e 6 empresas privadas. Tem como objetivo realizar, apoiar, potenciar e fomentar atividades de investigação, de desenvolvimento e de prestação de serviços dos seus Associados, nomeadamente na execução e gestão de projetos e na dinamização de iniciativas que criem condições ou facilitem a promoção ou construção de atividades de elevada intensidade científica, tecnológica, de engenharia, de inovação, de divulgação, de transferência de conhecimento e de formação, irrepreensíveis do ponto de vista legal, ético e moral.
A FCiências.ID age como representante legal de 20 unidades de investigação e desenvolvimento científico (UI&D) do SNCT, e seus investigadores, nas áreas de Matemática, Estatística e Investigação Operacional, Física, Química e Bioquímica, Geologia, Geofísica, Espaço, Astronomia, Biologia, Ciência da Computação e Informática, Ciências da Educação e Filosofia e História das Ciências.

MARE é um centro de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação, com uma abordagem integradora e holística, concentrando grande diversidade de valências, capacidades e meios, com uma implantação territorial de âmbito nacional, que desenvolve as suas atividades de investigação orientadas para os problemas e desafios da sociedade, em estreita parceria com centros de investigação nacionais e internacionais.
É um centro multipolar, constituído por sete polos, seis em instituições de ensino superior portuguesas [Universidade de Coimbra (MARE-UCoimbra), Instituto Politécnico de Leiria (MARE-IPLeiria), Universidade de Lisboa (MARE-ULisboa), Universidade Nova de Lisboa (MARE-NOVA), ISPA – Instituto Universitário (MARE-ISPA), e Universidade de Évora (MARE-UÉvora), e um no arquipélago da Madeira (MARE-Madeira).
O MARE tem competências técnicas e científicas para abordar todos os ecossistemas aquáticos, incluindo bacias hidrográficas e áreas adjacentes, estuários, ecossistemas marinhos costeiros e oceânicos.

O cE3c é um centro de investigação na área das ciências biológicas, com particular foco nas ciências da conservação e sustentabilidade. Tem como missão produzir investigação fundamental e aplicada em Ecologia, Evolução e Alterações Climáticas, de forma a integrar componentes das ciências da vida e do clima.
O centro desenvolve atividades de investigação que integram todos os níveis de organização biológica, desde os organismos até aos ecossistemas, tanto naturais quanto antropogénicos. Procura-se encontrar ferramentas de avaliação e monitorização dos impactos das mudanças globais na biodiversidade, saúde e bem-estar. A experiência combinada e as bases de dados únicas do cE3c, constituem repositórios fundamentais de conhecimento para Portugal, Ilhas Macaronésias, outros países de língua portuguesa na África e na América do Sul e União Europeia.
O cE3c reconhece que, embora a produção de conhecimento represente um passo crucial para o desenvolvimento sustentável, é igualmente importante usar esse conhecimento para promover uma efetiva mudança. As atividades de investigação e desenvolvimento do centro contribuirão para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidas pela Organização das Nações Unidas. A ação do cE3c pauta-se pela combinação da investigação com a educação, divulgação, co-produção de conhecimento, e transferência de conhecimento para os stakeholders da esfera pública e privada.