NOTÍCIA | 07-01-2019

Está (já) em curso uma nova avaliação do risco de extinção dos Peixes de Água Doce e Migradores de Portugal Continental

Financiado pelo POSEUR e com o apoio do Fundo Ambiental, foi recentemente iniciado o Projeto de Revisão do Livro Vermelho e Criação de um Sistema Nacional de Informação dos Peixes Dulciaquícolas e Migradores de Portugal Continental. Promovido pela FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, este projeto tem como objetivos a revisão do risco de extinção das espécies, e o desenvolvimento de uma plataforma webSIG que disponibilize informação sobre a sua distribuição, ecologia e estado de conservação, a toda a sociedade.
A apresentação pública do projeto terá lugar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa no próximo dia 9 de janeiro, entre as 14:00 e as 17:00h. A sessão de abertura deste evento será presidida por sua Exa. a Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza.
O projeto, que reunirá investigadores de várias instituições nacionais, tem uma duração de três anos, e termina em 2021. Espera-se que a informação a obter e a disponibilizar sobre as espécies de peixes de água doce e migradoras mais ameaçadas em Portugal Continental, venha a contribuir para um comportamento mais informado e responsável de todos, em atividades tão diversas como o planeamento e gestão do território e a pesca. Só desta forma será possível travar a perda de biodiversidade.
Contactos:
Doutor João Oliveira, Coordenador Executivo do Projeto| Telemóvel: 918815482 | Email: livrovermelhodospeixes@gmail.com| Créditos da Imagem: Pedro Serafim

Partilhar esta notícia