NOTÍCIA | 26-11-2021

Análises genéticas ajudam a clarificar a ocorrência e origem das espécies de peixes nos rios portugueses

Desde a publicação do Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal, em 2005, têm sido detetadas diversas lacunas de informação sobre algumas espécies de peixes de água doce e respetivas distribuições, incluindo a sua origem (i.e., autóctone ou translocada) em algumas áreas. Esta insuficiência de informação pode ter reflexo na identificação das ameaças e medidas de conservação adequadas para cada espécie, com impactos negativos na sua conservação.

Para colmatar as referidas lacunas de informação, têm vindo a ser realizadas análises genéticas para diversas espécies de peixes. Em várias destas análises, combinam-se técnicas moleculares convencionais com metodologias muito recentes, que têm vindo a revolucionar o estudo dos genomas e que facultam resultados muito fidedignos.

Sob coordenação do ISPA-Instituto Universitário, e com a colaboração de investigadores amplamente experientes no estudo da evolução de peixes de água doce de outras instituições nacionais e internacionais, foi possível reunir mais de 4000 sequências de marcadores moleculares convencionais, e mais de 300 milhões de posições informativas obtidas a partir do ADN genómico de diversas espécies de peixes de água doce.

Neste momento, todos os dados obtidos estão a ser analisados prevendo-se para breve a conclusão das análises genéticas e genómicas. A nova informação fornecida pelos estudos genéticos será considerada no novo Livro Vermelho dos Peixes Dulciaquícolas e Migradores de Portugal Continental, atualmente em preparação.

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto Livro Vermelho e Sistema Nacional de Informação dos Peixes Dulçaquícolas e Diádromos de Portugal Continental”, promovido pela FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, em parceria com o ICNF, I.P. – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, e financiado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, com o apoio do Fundo Ambiental.

Partilhar esta notícia