NOTÍCIA | 26-05-2023

Está (já) em curso uma nova avaliação do estado de conservação dos Peixes de Água Doce e Migradores de Portugal Continental

A Rede Natura 2000 é uma rede ecológica de áreas de proteção da natureza no espaço da União Europeia. Esta rede tem como objetivo assegurar a conservação das espécies e dos habitats mais ameaçados da Europa, contribuindo assim para travar a perda de biodiversidade que se verifica a nível global. Uma das diretivas europeias que sustentam a Rede Natura 2000 é a Diretiva Habitats, e cada Estado-Membro deve elaborar periodicamente relatórios nacionais de determinação do estado de conservação das espécies protegidas no âmbito desta diretiva.

Recentemente foi iniciada uma nova avaliação do estado de conservação das espécies de Peixes de água doce e migradores de Portugal continental que constam da Diretiva Habitats. Este trabalho fornecerá informação muito relevante sobre as áreas de ocorrência, tendências populacionais e pressões sobre estas espécies, a nível nacional. Esta informação terá grande relevância para o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, nomeadamente na análise do sucesso das medidas de conservação dirigidas a este grupo, que têm sido aplicadas em áreas da Rede Natura 2000 nos últimos anos.

(Foto principal: Fluviário de Mora)

Este trabalho está a ser desenvolvido no âmbito do projeto “Livro Vermelho e Sistema Nacional de Informação dos Peixes Dulçaquícolas e Diádromos de Portugal Continental”, promovido pela FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, em parceria com o ICNF, I.P. – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, e financiado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, com o apoio do Fundo Ambiental.

Partilhar esta notícia